Lista de email marketing segmentada: Por quê ter?

Lista de email marketing segmentada: Por quê ter?

Infelizmente quando falamos em email marketing é automático que nos lembramos dos inúmeros e-mails de ofertas e spam que recebemos. Isso é fato!

Esse pré-conceito tomou conta de todos nós nestes últimos 5 anos, atingindo uma grande massa da população e assim fazendo com que muitos desses parassem de usar suas contas de email.

Esse problema se deu a forma incorreta de se trabalhar com email marketing e o não conhecimento de se obter uma lista de email marketing segmentada.

A seguir eu irei explicar por que ter uma lista de email marketing segmentada pode ser uma das principais formas de você alavancar suas vendas, sendo que nos últimos anos esta ferramenta trouxe aos negócios em média um ROI (retorno sobre o investimento) de até 400%. Seria o mesmo que investir R$ 400 reais e ter um retorno de R$ 1.600. Imagine isso para valores mais altos….

Mas antes de passar para o verdadeiro assunto do artigo, rapidamente vou explicar o que é uma lista de email marketing segmentada.

 

O que é uma lista de email marketing segmentada?

 

Lista de email marketing segmentada nada mais é que uma lista de pessoas que queiram receber seus e-mails, é sua audiência, querem saber o que você está falando. Eu faço uma analogia a um amigo ou conhecido. Quando gostamos da pessoa e queremos conversar com ela passamos nosso número de telefone para ela nos ligar, não é?

Assim é uma lista de email marketing segmentada. É nessa lista que as pessoas que são seus “amigos” estão.

Eu vou citar 3 motivos básicos por que ter uma lista de email marketing segmentada.

Vamos lá!

 

  • NÃO FAÇA UM MARKETING REVERSO

 

Ter uma lista de email marketing segmentada é essencial para não jogar o seu trabalho no lixo. Eu já passei por isso no início da minha caminhada no Marketing Digital e sei bem como é. Vou citar um exemplo real:

Quando você identifica um e-mail na sua caixa de entrada das “Casas Bahia” o que você faz? Vai correndo abrir?

Infelizmente o que ficou gravado em seu subconsciente é que o email deles é chato e se trata de oferta, você acabou criando um pré-conceito, como falei lá no início.

Em pensamento ou não você acaba falando: “que coisa chata!”.

Por isso uma lista de e-mails segmentada é tão importante e fundamental para não fazer um “marketing reverso”, e ao invés das pessoas elogiarem ficarem chamando você de chato.

Isso serve também para o número de e-mails que você envia. Muito cuidado para não incomodar o seu amigo e ele não te excluir da amizade.

 

  • TENHA UMA BOA CONVERSA COM QUEM QUER TE OUVIR

 

Você gosta de ficar ouvindo quem você não gosta de ouvir?

Uma lista de email marketing segmentada é justamente para isso. Ao redor de você prontas para te ouvir, pessoas que querem e estão “famintas” do que você tem a passar.

Um dos grandes erros do email marketing no Brasil é este: empurrar a força aquilo que você não quer.

As empresas tem confundido “anunciar” com “conversar”, ou não tem percebido que anunciar não é mais a saída.

Quando você conversa com um “especialista” e ele te conta belas dicas e te passa muito conhecimento, quando você o vê mostrando algo que está à venda é muito fácil você pensar: “Ele entende do que está falando. Logo isso deve ser muito bom! Eu quero! Eu preciso!”.

Assim deve ser nossos e-mails. Converse mais com a sua lista segmentada e seus resultados serão ainda melhores.

Outra analogia que faço é na sala de aula. Você deve de ter vivenciado isso. O professor está explicando a matéria na lousa e muitos estão conversando sobre assuntos aleatórios e que não condizem com a matéria que está sendo apresentada, então o professor exclama: Está bem! Ouça apenas aqueles que querem passar de ano! Este é um exemplo real de falar apenas com quem quer lhe ouvir. Não precisa gritar e se “estrebuchar”. Fale apenas com quem quer ouvir você. É simples!

Está bem Junior! Mas aonde vou buscar tanto conteúdo para “conversar” com meu público?

Boa pergunta!

Estava muito fácil não é? Pense que o tempo para se dedicar em desenvolver materiais e pesquisar sobre assuntos que seu público gosta de ouvir e saber é o investimento que faltava para converter mais e melhor através dos e-mails.

Nosso E-book Gratuito Explica com detalhes os 5 Passos Para Aumentar As Suas Vendas Usando a Internet! Faça O download Agora >>FAÇA O DOWNLOAD AQUI<<

Busque conhecer o seu público, saber do que ele gosta, os problemas que ele enfrenta, as soluções….

A oferta deve existir sim! Mas não se precipite isso vai ser natural e você saberá quando oferecer. Na maioria das vezes o próprio cliente irá pedir: Quanto é? Como eu compro?

Então, neste segundo motivo você aprendeu que é importante segmentar para falar apenas com quem quer te ouvir e saber o que falar.

 

  • NÃO JOGUE SEUS E-MAILS NA CAIXA DE SPAM

 

O assunto “Spam” é algo muito abrangente, pois envolve muitos fatores que define se ele vai ou não para a caixa de spam. Porém se tratando de uma lista de email marketing segmentada, posso dizer obtendo esta segmentação você já terá 70% de chances de não cair na caixa de spam.

Os outros 30% dependem de outros fatores como título, mensagem, imagens e outros.

Eu já estou escrevendo um artigo sobre Como não cair na caixa de spam da sua lista, e muito em breve eu vou postar.

Quando você tem uma lista segmentada, todos as pessoas inscritas nela querem realmente te escutar e dificilmente vão te colocar na “blacklist”.

Você não caindo na caixa de spam, terá grande chance de ela abrir o seu e-mail e ler sua mensagem, pois mesmo na caixa de entrada ela pode remover você para o lixo. Por isso é tão importante um bom título e um bom conteúdo.

 

img-claudio-video

Descubra Os 5 Passos Para Aumentar Suas Vendas Usando a Internet

 

CONCLUSÃO

 

De adeus àquelas listas compradas ou que você baixou em um site. Esqueça!

Construa a sua própria lista, isto vai te gerar muito mais resultados e reputação a sua marca.

Eu tenho certeza que deve estar batendo agora na sua mente uma pergunta: Mas como eu faço isso?

Infelizmente não é neste artigo que eu vou lhe explicar. Na verdade isso é um assunto para vários e vários artigos e que com certeza vamos abordar aqui no Blog da Dorcas.

Eu gostaria muito de ter tempo o bastante para lhe falar como tudo funciona, mas vamos com calma… rsrs

Até é bom uma pausa a fim de você ir absorvendo tudo o que estamos passando.

Se você não quer ficar acessando de hora em hora o nosso blog para ver as postagens novas, cadastre seu e-mail abaixo e você será o primeiro a receber o link para o artigo.

 


 

Um grande abraço.

Qualquer dúvida estarei aqui!

Até logo!

Joanes Junior

 

P.S. Você pode solicitar uma análise completa da sua Presença Online. Clique Aqui!

 

Eu indico você ler também:

Compartilhe
Share On Twitter
Share On Linkdin
Share On Youtube

Deixe um Comentário Sobre este artigo!